22 de abril de 2010

Absinto


“Um copo de absinto é tão poético quanto qualquer outra coisa no mundo” Oscar Wilde.

O que dizer de tão simbólica, romântica e melancólica bebida? Símbolo dos românticos e maldita como os poetas franceses do século XIX. Poderia aqui usar as palavras de Baudelaire, Verlaine, Victor Hugo, Arthur Rimbaud, dentre muitos outros que se apaixonaram pela fada verde e seus dotes e declararam de várias formas sua paixão e seus efeitos. Hoje o post é sobre a mais lendária bebida do mundo: o Absinto.
É possível imaginar que tal bebida, tão reverenciada e, por quê não mitológica, tenha começado sua história sendo um simples remédio contra dores estomacais e até malária? Um início tão comum em se falando de bebidas, porém é a única semelhança. Seu início remonta século XVIII, provável ano de 1792, quando um médico francês, Dr. Pierre Ordinaire, que vivia na Suíça, descobriu a capacidade de cura da planta Artemisia Absinthium e a patenteou como remédio, mas a bebida só tornou-se verdade por volta de 1797, quando Henry-Louis Pernod fundou a primeira destilaria, na Suíça mesmo. Nesta parte da história há algumas controvérsias como por exemplo se o Dr. Ordinaire e Pernod eram na verdade amigos, por isso o segundo teve acesso a fórmula. Também há a possibilidade de Pernod ter aberto a destilaria em sociedade com seu sogro e seu cunhado, mas são fatos que passam desapercebido diante dos mistérios que cercam a bebida verde que leva os mais sensíveis tornarem-se poetas, ou será que ela servia somente de desculpa para aqueles que eram reconhecidos por seus versos?
Oscar Wilde, autor de livros clássicos, escreveu um dia “Depois do primeiro copo, você vê coisas como você gostaria que elas fossem. Depois do segundo, você as coisas como elas não são. Finalmente, você as coisas como elas são e isso é a pior coisa do mundo.” a alusão de que o absinto tem a capacidade de tirar as pessoas da realidade foi bem transcrita por artistas e poetas saboreadores de um bom absinto, cujo teor alcoólico podia alcançar 85%, mas a ciência não comprova tal possibilidade. Para eles, a planta Artemisia e sua substância principal, a tujona, não conseguem causar alucinações, mas se caso for misturada com algum outro ingrediente sem qualidade, pode ser que a bebida torne-se alucinógena. Porém tais estudos demoraram a aparecer e o absinto chegou a ser banido mundialmente até meados do século XX. No Brasil, por exemplo, seu consumo só foi liberado depois que seu teor alcoólico foi reduzido para 54%, isso no ano de 2000.
Mas o absinto por sua cor e história marcam a vontade de boa parte da população em experimenta-lo. Pode ser que as alucinações não aconteçam como alguns gostariam. Mas há aqueles que ignoram a ciência e sentem-se como um dos artistas e declamam em versos melancólicos e rebeldes, após uma dose, afinal seu efeito pode ser meramente psicológico.

41 comentários:

  1. companheiro... vc sabe como posso conseguir garrafas de Absinto com grad. alcoólica à partir de 80%?
    eu tinha um contato aqui no brasil que sempre me conseguia. ocorre que ele mudou de ramo e deixou a venda dos absintos. perdi o único contato que tinha.

    Vc tem algum contato?
    Caso tenha, e não se incomode de compartilhar, meu Email é escotaum@gmail.com

    Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Adoro absinto... mas o mais forte que eu ja tomei tinha 53% de teor alcoolico... mas nunca mais achei... onde se compra absinto por aqui??

    ResponderExcluir
  3. tomei ontem um absinto com 90% de alcool, creio que seja o mais forte que tem por ai, queima o corpo inteiro mais eh bom d+ :D

    ResponderExcluir
  4. uma bebida assim deve ser bem utilizada, tem o teor de álcool bom para te deixar a vontade
    *-------*

    ResponderExcluir
  5. gostaria muito de esperimentar essa bebida
    deve ser muito boa msmo

    ResponderExcluir
  6. tomei um com o 89,9% vol.
    um verde.
    é loco.

    ResponderExcluir
  7. Eu experimentei nesse fds, duas doses, sendo uma com o teor 79,9% e a outra 90%... Queima o corpo inteiro é muito muito forte... Mas vale a pena experimentar... quem tiver a chance não perca a oportunidade! ;)

    ResponderExcluir
  8. Estou vendo muitos mentirosos por aqui. Imagina um teor beirando 90%... Por que não citam a marca e aonde conseguiram!

    Abs!

    ResponderExcluir
  9. comprei no Uruguai com teor alcoólico de 60% con o nome de Joie de France

    ResponderExcluir
  10. Cara ... Eu ja tomei um com 93% (HAPSBURG RESERVE DELUXE ) ....... nunca mais encontro um desse ... e no Brasil é praticamente impossivel,o que se encontra no Brasil tem no maximo 85% .... alguns amigos trazem da Espanha e Alemanha com 89% ... nada melhor que a fadinha Verde para alegrar nossas vidas !!

    Abçs !!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  11. tomei no japao era de 90 % insano
    perdi a nocao do role !! kkkkk
    aqui no brasil eh raro conseguir com esse teor !!
    so tomeu de 45 aqui ! foi o maximo

    ResponderExcluir
  12. existe sim, comate 90%, no Paraguai vc encontra da marca Hapsburg e ainda é barato, o negócio é passar pela receita federal...

    ResponderExcluir
  13. entao belezaa amigao,consigo os 90%,so tomo dele rs!

    ResponderExcluir
  14. TOMEI HOJE PERDI ATÉ O CAMINHO DA MINHA CASA,FORA QUE DESMAIEI RSRSRS

    ResponderExcluir
  15. nunca bebi mas sou louca pra beber, moro na paraiba aqui nunca vi pra vender, quando vc bebe ela acontece algo de diferente é?

    ResponderExcluir
  16. eu bebi um 89,9 % não da alucinações não, mas é diferente ficar bebado de absinto do que de qualquer outra bebida

    ResponderExcluir
  17. Quem tiver contato de alguém que venda a garrafa de teor alcoolico 89,9%.
    Favor entrar em contato no meu Email.
    luangalhardo@hotmail.com
    Obrigado!!

    ResponderExcluir
  18. alguém já viu duendes ou fadas como dizem tomando o drink flambado.???

    ResponderExcluir
  19. comprei um absinthe no urugui, mas ainda não o esperimentei. vou esperar pra tomar com uns amigos mais louco do q eu kkk
    quero saber qual a dose maxima que se pode tomar.
    o meu é de meros 89,9% de volume alcolico.

    ResponderExcluir
  20. Sou loco pra provar mais nunca achei aqui no Pará.

    ResponderExcluir
  21. Porra só tem mentiroso akii..rsrs
    ja bebii acervo de absinto não gosteii muito keria esperimentar absinto mesmo^^

    ResponderExcluir
  22. comprei no Uruguai um chamado Joie de France tem 60% de teor alcoolico,mui bueno!

    ResponderExcluir
  23. É mto bom.. agora vai uma dica.. pegue uma dose de absinto, um kiwi e 3 uvas verdes das grandes, adiciona uma dose de gim ou rum... com acçucar em cubos... não amasse as frutas apenas corte-as e exprema com uma colher, com pouca força... façam isso e vão sentir o poder. MARAVILHOSOOO

    ResponderExcluir
  24. meus deus tomei uma nesse fds virei a garrafa e o trem desceu queimando..aff era uma garrafa verde com 75,5%..fiquei muitooo muitoo ruimm viu..hehee..gente pode tomar so n vire a garrafa..

    ResponderExcluir
  25. eu queria comprar vc sabe o preso da garrafa

    ResponderExcluir
  26. eu e minha namorada tomamos uma garrafa com gelo seco muito forte acho que tem cheiro de um chá a que eu tomei provocante alguém tem contato de uma marca boa e original?

    ResponderExcluir
  27. caramba eu tinha curiosidade de saber de qual que era o gosto no natal eu tomei e meu estoma ta tuim ate agora mais e muito boa era uma d cor azul acho que era 89% de alcool

    ResponderExcluir
  28. Eu tomei em amisterdan a original com graduação de 92,5 é muito forte essa bebida fica louco muito rápido, é ótimo beber e andar de roda gigante, parece estar voando no infinito e alem.

    ResponderExcluir
  29. eu tomei uma de 89,9%, uma verde, o bagulho é forte, deixa o cara alegre na hora.

    ResponderExcluir
  30. TENHO UMA GARRAFA DO ROXO QUASE PRETO 79% VOL. AINDA NÃO EXPERIMENTEI, COMPREI EM UMA VIAGEM NO PARAGUAI!!!!

    ResponderExcluir
  31. tomei ontem, puta que o pariu o baguio eh loko d+ 85% de alcool ...no começo da nada mas qndo bate a brisa se sai de giro kkkk foi misturado com sheps pela mor d deus e tenso

    ResponderExcluir
  32. quero tomar essa parada tb,deve ser muito louco

    ResponderExcluir
  33. tomei uma com 89,9% de alcool, bruta de mais! Um gosto enexplicavel muito bom aconselho tomar apenas duas doses.

    ResponderExcluir
  34. O Romantismo que existe no absinto é muito mais da sensibilidade extrema dos artistas que o tomaram do que do alto teor alcólico da bebida. Tomei em Paris num bar super tradicional a moda francesa ( não se esqueça que o absinto é tomado com açúcar e gelo usando-se para isto um aparato todo especial, ou seja uma botilha com agua gelada que pinga sobre uma colher furada contendo um torrão de açúcar que se coloca sobre uma taça com absinto)Desculpe-me, mas quem não tomou absinto assim, não tomou.

    ResponderExcluir
  35. Uma vez comprei uma garrafa de absinto dos mais fraquinhos o LAUTREC, bebi com um amigo, na hora de ir pra casa ele me deixou em casa de carro e nos dispidimos, ate que ele saiu andado pra um lado e eu para o outro os dois a pé. Detalhe ja estavamos na minha casa! embreagues com absinto é a melhor de todas!1

    ResponderExcluir
  36. Estou apreciando neste momento pela 1ª vez. Bem preparado é fora de série.

    ResponderExcluir
  37. Se toma purinho ou tem alguma receita.
    Ganhei uma e não entendo.
    Valeu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Normalmente se toma com uma pedra de açúcar e um pouco de água gelada

      Excluir