25 de fevereiro de 2010

Tequila


“One Tequila, Two Tequilas, Three Tequilas. Floor!” Carlin

Não importa se é ouro ou prata, mas sempre que aparece um “shot” (pequeno copo cheio até a borda) acompanhado do limão e do sal logo se escuta o coro: Arriba. Abajo. Al centro y adentro. Mas qual é sua origem? Será que é mais descoberta de marinheiros em busca de medicamentos?
Existem muitas histórias sobre a tequila, sua origem e semelhança com o mezcal, outro néctar originado da planta agave, mas a semelhança acaba aí. O mezcal é uma bebida rústica feita de uma única destilação da agave, mas nem sempre vem da mesma espécie. Explicando melhor: é de agave, mas pode ser produzido de 5 das 183 espécies de agave que existem. Além do que, mezcal pode ser produzido em qualquer lugar do México. A tequila não. Tequila que é tequila é produzida na cidade de Tequila, no estado de Jalisco no México e, sempre proveniente da destilação, dupla ou até tripla, da agave tequilana ou agave azul.
Porém, nem sempre as definições do mezcal e da tequila foram tão diferentes. Digamos que a tequila é uma bebida de família, Sr. Jose Cuervo que o diga já que foi o primeiro licenciado a produzir a tequila. A tequila é bisneta do pullque bebida com histórias mitológicas e que remete há um período pré-hispânico do México, é um líquido parecido com um leite produzido a partir da fermentação de uma parte da planta, na verdade de um leite que é retirado da agave (maguey), mas lembre-se que ela é somente parecida com leite e com teor alcoólico que levou ao nascimento de um imperador na era do império Toltec. Seguindo a árvore genealógica da tequila, encontramos seu avô o mezcal, que como dissemos é produzido de algumas espécies de agave, porém sempre da fermentação do coração da planta, sendo mais rústico que a tequila, porém menos viscoso do que o pullque. E chegamos à tequila, que a partir da década de 1940, por lei, deveria ser produzida apenas na cidade de Tequila e, tem que conter em sua composição ao menos 51% da agave azul, mas em sua maioria é produzida com 100% da planta.
E qual você prefere a ouro ou a prata? Com ou sem larva? Cuidado com a escolha! Pedir com larva é pedir o avô, o mezcal. Mas não precisa de cuidado extremo ao escolher entre ouro e prata, mas deve ter cuidado ao escolher marcas de tequila, fica uma dica para escolher as que tem 100% agave, a chance de sentir os efeitos de uma tequilada é bem menor, para não dizer inexistente. Então, ao invés de escolher entre a ouro e a prata, escolha entre os três tipos de tequila que encontramos: Reposado (que envelhece pouco cerca de 2 a 12 meses); Anejo (que descansa 1 a 3 anos) e Extra Anejo (descansa no mínimo 3 anos). E quanto mais descansada, mais saborosa tende a ficar já que a tequila incorpora o gosto da madeira na qual repousa.
Agora fica a seu critério, qual tequila é para servir?

2 comentários: