23 de junho de 2010

Pisco Sour


A história sobre a origem do coquetel é tão disputada, quanto a origem de seu destilado base. Novamente, Peru e Chile se alinham frente a frente sobre onde, quando e quem inventou o Pisco Sour.
Apesar da briga entre os países pela origem do coquetel, cada um tem uma receita, cuja principal diferença é o uso de lima da Pérsia no lugar do limão em uma delas.
O Peru, país muito mais preocupado com a qualidade do destilado produzido, criou o dia do Pisco Sour, assim tentando se firmar como o pioneiro a fazer o coquetel.
Uma das primeiras referências encontrada sobre o Pisco Sour é no livro “Lima, the city of kings” (1928 - 29), e aparece como indicação do que se beber em Lima. O coquetel é creditado à Victor Morris, proprietário do Morris' Bar. Ainda segundo o livro, Victor adaptou o Whisky Sour para o Peru, trocando o whisky por pisco. Com isso o Morris' Bar tornou-se o bar mais visitado da época e logo o coquetel passou a ser servido nos famosos hotéis do pais.
A história chilena remonta o ano de 1872, onde o criador do Whisky Sour, Eliott Stubb, desembarcou no porto de Iquique, norte do Chile. Ao inaugurar seu bar, Stubb queria agradar seus clientes chilenos e substituiu o whisky por pisco. E, com isso, não demorou muito para que ficasse famoso. Por estar no porto a receita foi levada por marinheiros para outros portos.
Histórias a parte, o que podemos ver é muita semelhança em como o Pisco Sour surgiu, a nós só nos resta experimentar as versões propostas por chilenos e peruanos.

Pisco Sour

6 cl de Pisco
1,5 cl de suco de limão
1,5 cl de xarope de açúcar
2 colheres (bar) de clara de ovo
1 gota de angostura

Em uma coqueteleira coloque gelo e todos os ingredientes e bata até gelar. Coe para uma taça de vinho branco, previamente gelada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário